Gostaria de compartilhar com vocês a experiência que tive no último sábado, que sem dúvidas, mudou e muito a minha forma de ver algumas coisas. Entrei para um grupo que tem como objetivo conversar com os moradores de rua, que nós da sociedade, excluímos por medos/receios, ou fingimos que não existem na tentativa de idealizar um “mundo” ou “sociedade” melhor, menos feia.
Começamos o trabalho levando lanchinhos, chocolate quente, chá, alguns cobertores e ovos de páscoa para as crianças.
Se você me perguntar: “sentiu medo”? Te respondo que Não. Óbvio que você não acorda e fala “hoje vou sair por aí e fazer uma ação social”, mas, de alguma forma, estava preparada para isso.
O grupo se reuniu em um único local, neste momento, deixamos de ser “personagens”, nos tornamos nós mesmos e de cara limpa. Não nos importarmos com a religião que cada um seguia, o importante era a fé que cada um tinha dentro de si. Não nos preocupamos com o cargo que ocupamos na empresa, nada disso tinha valor naquele momento. Abrimos o evangelho e discutimos depois sobre o tema abordado na leitura. Saímos de lá com uma única energia e com o mesmo intuito: ajudar ao próximo, sem medos, receios e egoísmos.
Busquei no dicionário o significado da palavra solidariedade, vejam abaixo:
Estado ou condição de duas ou mais pessoas que repartem entre si igualmente as responsabilidades de uma ação, empresa ou de um negócio, respondendo todas por uma e cada uma por todas. Mutualidade de interesses e deveres. Laço ou ligação mútua entre duas ou muitas coisas dependentes umas das outras. Condição grupal resultante da comunhão de atitudes e sentimentos, de modo a constituir o grupo unidade sólida, capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face da oposição vinda de fora.
Ser solidário vai muito além do significado da palavra, o coração fica mais forte e atento. Seus olhos criam visões que até então não eram visíveis. Suas atitudes são impulsionadas pela vontade de tentar melhorar aquela situação, mesmo que as suas atitudes não sejam o suficiente para melhorar de vez, mas o necessário para ver alguém sorrindo pra você. Não existem palavras que possam expressar o que vivi naquele sábado, mas posso compartilhar com vocês que naquele dia recebi uma força maior. Uma força que me direcionou para a ação sem me envolver emocionalmente e agüentar firme e forte aquela realidade tão dura. Abracei algumas pessoas, conversei com outras e pude aquecer um morador que estava dormindo sem cobertor.O seu olhar transmitia uma única certeza “aqui é o fim”, mas aos poucos esse mesmo olhar deixou de ser vazio e se transformou em algo mais esperançoso. Ele não falou uma só palavra, percebi que seu agradecimento veio através do olhar, com um brilho tímido, que , sem dúvidas, foi a melhor sensação que tive naquela noite.
Quando cheguei em casa e entrei no meu quarto desabei, chorei copiosamente, foram vários sentimentos e emoções. Relembrei cada momento vivido naquela noite, das pessoas que conheci, das conversas, das risadas e das trocas. Não sei em que momento peguei no sono, acho que meu anjo da guarda me fez uma visita naquela noite e passou a mão pela minha cabeça trazendo paz interior.
Aprendi que a vida é bela demais para ser levada tão a sério, que ser solidário é importante, mas você precisa sentir isso dentro do seu coração. Aprendi a diferença entre saber ouvir e escutar. Que os nossos problemas se tornam maiores do que eles realmente são. Aprendi que tenho amigos mais que especiais e que a minha família é meu pilar, minha sustentação. Aprendi que não sou perfeita e nem desejo ser, a única coisa que almejo é ser um ser humano melhor a cada dia.
Que delícia ler este texto =)
ResponderExcluirÉ tão maravilhoso encontrar pessoas que conseguem sair da "bolha" em que vivemos e se livrar de preconceitos e ser apenas você mesmo, em essência!
O mundo precisa de mais pessoas como você.
Parabéns Jovem Obreira!
Estou muito orgulhosa, amiga.
Beijo
Michelle
Oi Li... amei seu texto, expressa o sentimento de muitos, digo de coração aberto, pois não sou bom com palavras mas faço minhas as tuas letras...
ResponderExcluirbjs
Leandro
Mi e Le, muito obrigada pelos comentários.
ResponderExcluirFico feliz de ter pessoas de bem no meu dia-a-dia como a Mi, que é uma amiga de longa data e que tenho um amor muito grande. Mostrou o quanto é uma pessoa desapegada com os bens materiais e o quanto é importante pensar no “outro”. Você é uma amiga iluminada ....É TUDO NESSA VIDA :)
Le e Ly – são pessoas que estão há 10 anos nesta caminhada e que reúne um grupo de amigos e fazem com que todos tenham o mesmo objetivo: tornar um momento em algo especial. Sábado eu tive uma certeza, o maior ganho é nosso, pois crescemos espiritualmente, deixamos de lado a vaidade. Parabéns pela força de vocês, parabéns por não desistirem, e o mais importante, parabéns pela postura. São pessoas como vocês que me dão energia e me faz acreditar que podemos mudar, que podemos fazer a diferença :-)
Um grande beijo no coração de vocês.
Liii...Anjo q Deus nos envio para q nossos dias fossem mais felizes e tivessemos realmente o motivo de acreditar em uma palavra"ESPERANÇA",pois quando li seu ato de solidariedade para com aquelas pessoas e principalmente crianças, me dei o direito de imaginar um pouco do q eles sentiram ao serem agraciados com o seu ato.Mas uma vez, sem me cansar de te dizer q tenho mtooo orgulho de ter vc como amiga de coração!!!!
ResponderExcluirQue Deus te Abençoe Sempre!!!
Um super Beijo!!!!
Ju.
Oi Lilizinha...
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa... o mundo dos blogueiros estava te perdendo...
Feliz de ver vc por aqui.
Bj no coração!
Daniel
Ju, minha flor e amiga querida... Obrigada pelo seu comentário. Mas o maior ato são dessas pessoas que se juntaram e formaram o grupo :).
ResponderExcluirDani, obrigada pelo carinho... Ah, blogueiro de plantão aqui é você...hahahah
Grande beijo
Adorei seu texto!!
ResponderExcluirFaz refletir...dá empatia...dá vontade de agir.
Parabéns!!
bjos
Lilian... puxa vida...nao conhecia esse seu lado sensivel a vida , a natureza , as pessoas ao animais e tudo que é especial...fiquei muito feliz de ler alguns textos que vc fez...
ResponderExcluirParabens por vc ser assim , sabe que a muito tempo nao vejo pessoas tao bonitas como vc em seus pensamentos.
Muita sorte e felicidades pra vc , sua familia e sua vida, vc merece!!! bjs Wilson da VTT...
Wilson, que surpresa boa, fico feliz em saber que leu o blog :)
ResponderExcluirMuito obrigada pelas suas belas palavras. Confesso que me emocionei.
Obrigada pelos votos de felicidade. Te desejo o dobro, pois você merece!
Grande beijo.